Evolução
Em 1991, a Sony lançou o Data Discman que consistia num portátil com cerca de 1 kg, do tamanho de um livro de bolso com 3,5 polegadas.
O dispositivo tinha entrada para disquetes que tinham capacidade de armazenar até cem mil páginas de texto.
Data Discman
Rocket eBook
Em 1998, surgiu o pioneiro dos e-readers, lançado por uma empresa californiana, NunoMedia, o Rocket eBook, tornando-se o pioneiro destes gadgets. Este e-reader tinha:
-
ecrã LCD monocromático retroiluminado de 9 polegadas
-
Necessitava de ligação ao computador para obter o livro no aparelho
-
Capacidade de armazenamento de até 4 mil páginas de texto
-
Bateria duradora (de 20 a 40 horas)
O concorrente na altura era o Softbook da Sony com 9.5’’ e permitia ligação à internet através de um cabo RJ11.
eBookMan
Em 1999, Gene Golovchinsky desenvolveu o XLibris active Reading, com 12.1” em que se diferenciava dos restantes por oferecer aos utilizadores a capacidade de fazerem anotações, com recurso a uma caneta.
Começou a ser fabricado eBookMan com memória expansível, através de cartões MMC e incluía reprodução de áudio, tendo um comportamento mais idêntico a PDA (Personal Digital Assistent).
XLibris Active Reading
eBookwise
Em 2004, surgiu o eBookwise, lançado pela empresa Fictionwise, que tinha um ecrã LCD a preto e branco com 5,5”.
Surgiu o primeiro dispositivo, LIBRIe da Sony, que usou a tecnologia E ink, mas apenas foi vendido no Japão.
LIBRIe
Em 2007 foi a vez da Amazon entrar no mercado com o Kindle e-reader com 6 polegadas, estes dispositivos tinham a capacidade de fazer downloads de livros, via OTA (over-the-air), da sua própria loja online, Kindle Store. Dessa forma, facilitaram bastante os utilizadores na compra de livros.
Kindle
Em 2010, eis que surge a Kobo, que lançou uma versão e-reader sem capacidade de se ligar via Wifi, contudo, a marca remediou o seu erro, e atualmente encontra-se entre as marcas mais procuradas.
2010 Foi também o ano de lançamento do primeiro iPad.
iPad
Kobo
Em 2020, o PocketBook Color foi o primeiro e-reader, lançado fora da China, a utilizar a tecnologia E Ink Print Color ePaper, que pode exibir 4.096 cores.
PocketBook Color